CONTEÚDO PROGRAMÁTICO JARDIM I E II

Os professores de Jrd I e II muito antes de arte-educadores são educadores da vida, nessa fase as crianças ainda são muito novas e inexperientes foi um grande desafio para mim entender a metodologia de trabalho para essa faixa etária, aqui vão algumas dicas valiosas.

- O conteúdo programado para sua aula nunca deve ser a prioridade e sim o bem estar das crianças deixadas em sua responsabilidade.

- Tenha sempre um plano B e se possível um C, 50 minutos aula pode parecer pouco para crianças mais velhas mas com os pequenos do Jrd, ou pode ser muito, ou pouquíssimo.

- Não seja amigável nem rigoroso demais, você é um exemplo de pessoa responsável por tanto resolva as situações sem alterar o tom de voz, o desenvolvimento pessoal de cada aluno nessa faixa etária é muito complexo e se forçado pode interferir no aprendizado futuro.

Vamos as aulas.

Aula I


Proposta: Desenho

Material: Folhas de sulfite A4 e giz de cera de varias cores.

Introdução: Uso de música para relaxamento, conversa em roda para primeiro contato com os alunos "quem sou eu e oque gosto" explicação da atividade.

Atividade: Uma folha de sulfite será entregue a cada criança, o educador deve colocar o nome de cada aluno no verso para registro e arquivo futuro, cada criança deverá escolher uma cor de giz de cera com o qual desenhara um auto retrato.
Caso haja sobra de tempo o educador deverá comentar os desenhos das crianças a fim de analisar a reação dos alunos.

Objetivo: Análise de habilidades motoras e psicológicas.

Aula II

Proposta: Pintura

Material: Imagens de obras: Romero Britto, sulfite A4, tinta guache, formas vazadas, jornais

Introdução: Uso de música clássica, apreciação de imagens, o educador pode separa a turma em pequenos grupos e distribuir as imagens ou mostra-las frente a turma sempre focando atenção dos alunos as cores e formas.

Atividade: Tenha preparado pequenos pedaços de papel com diversas formas vazadas e trabalho pronto para ser usado como exemplo, os alunos deverão escolher dentre as formas colocando-as uma por vez sobre o papel e pintando.


Aula III

Proposta: Teatro

Material: Corpo e música

Introdução: Explique aos alunos que farão um jogo "brincadeira" que os ajudará a memorizar coisas quando forem participar de um teatro.

Atividade: Roda dos nomes em três partes:
 I - A primeira brincadeira consiste em posicionar os alunos em circulo sentados no chão, cada aluno deve falar seu próprio nome em voz alta para que todos os colegas consigam ouvir, isso deve acontecer em sentido horário os outros alunos devem ficar em total silêncio durante o processo.
( A atividade irá ajudar o educador a identificar fatores a serem trabalhados com a sala, comportamentais e organizacionais, também proporcionara aos alunos a oportunidade de percepção de espaço e tom de voz.)

II -A segunda brincadeira ainda ainda sentados consiste em alterar o sentido da roda, no entanto dessa vez o aluno deve falar o nome do colega a seu lado, caso não se recorde poderá perguntar a esse novamente e repetir para a turma, esse tipo de exercício ajudará na memorização e socialização.

III - A terceira e última deve ser realizada em pé, um dos alunos agora irá ao centro do circulo dizer o nome de um dos colegas fazendo com que esse troque de lugar com ele. O diferencial agora será trabalhar o eu como foco de atenção, como por diversas vezes acontece no ambiente teatral.